quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Como Zaqueu ??????

Queria falar sobre essa musica que tem sido cantada pelos quatro cantos do país, tanto pelos evangélicos, como pelos catolicos e afins. A musica tem sido tocada exaustivamente em rádios e TVs, seja qual segmento for, e em diversos ritmos, desde o pagode ao funk. Se tornou uma febre.

Eu nunca havia entendido porque eu nunca gostei dessa musica, desde a primeira vez que ouvi. Não era apenas só porque as primeiras pessoas que ouvi cantando esta música tinham uma vida totalmente fora dos caminhos de Cristo, vivendo um grande teatro, uma farsa que me dá náuseas só de lembrar. Tinha algo alem disso. Mas eu precisava entender o por quê.

O tempo passava e eu tinha apenas aversão a esta musica, sem saber explicar o motivo. Todas as vezes que ela tocava perto de mim eu tinha vontade de sair correndo e ficar o mais longe possível dela. E eu me indagava: é necessário descobrir a razão pela qual essa canção me incomodava.

Depois de algum tempo, eu vi esse vídeo na internet, uma parodia da musica:


http://www.youtube.com/watch?v=f-eOkW4gOwA

Então a ficha caiu e pude concluir porque eu nunca tinha gostado desta musica. A canção diz: “Me ensina a ter santidade”. Onde no texto Zaqueu disse isso? Zaqueu disse assim: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais" (Lucas 19.8, NVI)

Zaqueu era uma pessoa corrompida pelo dinheiro, e quando encontrou Jesus percebeu que não podia mais ser escravo do dinheiro. Era necessário mudar sua postura em relação ao dinheiro.

Logo em seguida, Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.” (Lucas 19.9, NVI)
Jesus disse que houve salvação não porque Ele entrou na casa de Zaqueu, mas porque Zaqueu escolheu mudar sua postura em relação ao dinheiro. Muitos acreditam que se uma pessoa convidar Jesus para entrar no seu coração (assim como Jesus entrou na casa de Zaqueu) a salvação chegou.

Não. É preciso abrir mão de tudo o que nos prende a esse mundo, e se houver algo a ser corrigido, ai sim terá salvação na sua casa (na sua vida)

Então pude entender o porque desta musica me incomodar tanto. Descobri que, na verdade, esta musica que as pessoas estão cantando é uma das musicas que mais escondem um desejo oculto nas pessoas de nossa geração. O que na verdade as pessoas estão desejosas de cantar foi feito esplendidamente por esses dois rapazes do vídeo acima. Eles conseguiram sintetizar o sentimento que existe no coração das pessoas hoje que estão buscando a igreja: querem apenas dinheiro. O deus que estas pessoas servem se chama Mamom, o deus que Cristo apontou em Mateus 6.24.

Se o autor da musica tivesse sido fiel ao texto bíblico e cantando: “Me ensina a perder o amor ao dinheiro” ou então “Me ensina a devolver o que não é meu”, ou “Me ensina a dividir o meu dinheiro com os pobres”, teria ensinado uma grande lição e uma grande verdade bíblica. Mas não venderia tantos CDs e não teria sua musica tocada pelo Brasil afora. E entre cantar a verdade e ganhar dinheiro, o que vocês acham que uma pessoa vai escolher?

Se ele tivesse cantado o que a Bíblia realmente diz sobre a historia de Zaqueu, talvez a reação das pessoas seria como a do jovem rico: achariam o discurso lindo, mas voltariam para suas casas preocupadas com suas riquezas e com suas posses.

Me ensina a ter santidade é muito vago, se voce partir do pressuposto de que muita gente tem sua interpretação para o que é ter santidade. E tudo o que as pessoas querem é uma religião vaga, sem muita explicação, uma fé apenas de sentimentos, sem mudança de atitudes.

Agora, cantar “Me ensina a perder o amor ao dinheiro” ou então “Me ensina a devolver tudo o que não é meu”, ou “Me ensina a dividir o meu dinheiro com os pobres” é direto e não tem outra forma de interpretar.

Me ensina a ter santidade........Como Zaqueu? Foi essa a sua atitude perante Jesus?

(Os rapazes do vídeo acima disseram que a musica é apenas uma brincadeira, não tiveram que a coragem de dizer que é isto que está dentro dos corações daqueles que só querem o dinheiro. É preciso respeitar então a postura deles, de dizerem que é apenas uma brincadeira. Mas existem outras pessoas que fizeram outras parodias com esta musica e não se envergonharam de falar a verdade. Vale a pena ver esse outro vídeo também: http://www.youtube.com/watch?v=QHIyaZXPstM&feature=related)

6 comentários:

  1. Hermano:

    Eu sinceramente não vejo o menor problema em "me ensina a ter santidade". Isso é uma necessidade pós conversão de cada cristão. Quando nos achegamos a Cristo, temos que admitir que precisamos mudar, que precisamos crescer e essa concessão (santificação) nos é dada pelo mestre quando nos entregamos a ele. É uma ação conjunta, que independe da nossa vontade somente. Quando o autor diz que Zaqueu expressa "me ensina a ter santidade" ele é poético, sintetiza o sentimento de humilhação e arrependimento de todos nós. Os apóstolos ensinam em várias passagens que precisamos buscar santificação "em Cristo". O mestre ensina: "Ninguém vai ao pai a não ser por mim". E depois: "sem santidade ninguém verá a Deus."

    A música ecoa realmente nos meios seculares, mas não porque toca o que as pessoas querem ouvir, talvez essa nem fosse a intenção de seu autor. Ela claramente trata de uma realidade biblica e tem fundamento.

    Quanto ao video: eles não sabem o que fazem!

    ResponderExcluir
  2. Tambem não vejo problema algum em pedir "me ensina a ter santidade". O problema todo é que a historia de Zaqueu não diz isso. Zaqueu disse que ele estava devolvendo aquilo que não era dele. Zaqueu tinha um problema sério com a corrupção, e isso foi mudado no encontro com Jesus. Infelizmente, o culto ao dinheiro entranhou na igreja brasileira de uma tal forma que não se combate mais a avareza e a cobiça. Estão todos conformados com estas praticas. Tem olhos mas não veêm, tem ouvidos mas não escutam. Até um texto lindo como este de Zaqueu, que poderia nos ajudar a pregar contra esse deus chamado Mamom, foi trocado por "me ensina a ter santidade", quando na verdade, a verdadeira oração de Zaqueu foi: me liberte da corrupçao, do amor ao dinheiro e de todos os valores que me afastam de Ti.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi tanta religiosidade concentrada em um único lugar desde que li sobre os lideres religiosos que condenaram Jesus. Li alguns de seus artigos mais acabei parando, pois começou a me fazer mal. Você parece uma metralhadora religiosa disparando para todo lado contra tudo e todos. Concordo com você em alguns pontos sobre o pentecostalismo por exemplo, mas não consido ver no que escreve desejo de construir e sim de derrubar... falta amor, como disse o Apóstolo Paulo.
    Você fala que devemos nos libertar do dinheiro, mas a bíblia não ensina assim muitos dos seguidores de Jesus eram ricos.
    O autor da música não está narrando a história em si, mas usando como exemplo. Por isso que ele diz: "como Zaquel..." em uma parte da narrativa.
    Se você escreve nesse computador é porque teve dinheiro para comprá-lo, para pagar uma conexão com a internet. Isso quer dizer que você ainda não se libertou por completo?

    Desculpe, você me parece escrever como um ótimo religioso, mas como Cristão definitivamente: não!

    Sinto se lhe ofendi, apenas gostaria de ser sincero naquilo que li.

    Marivaldo Torres
    www.qadosh.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Marivaldo Torres,

    primeiro gostaria de agradece-lo pela visita ao blog e por sua participação. E obrigado pelas suas palavras de sinceridade, gosto de gente assim.

    Bem, religioso é uma coisa que eu ja fiu há tempo, durante longos anos da minha vida e que agora, graças a Deus, fui liberto.

    Percebi nas suas palavras que o seu incomodo não era nem tanto pelo conteudo, mas sim pela forma. Voce, como disse, aprova partes de coisas que eu dizia sobre o pentecostalismo, mas parece não gostar muito da forma que falo e/ou escrevo.

    Bem, não é atoa que a foto do meu perfil é de Martinho Lutero, o profeta da Reforma Protestante. Me identifico muito com ele por causa disso: temos paixão nas palavras e temos comprometimento apenas com o nosso Senhor e Salvador.

    Talvez a forma que escrevo seja reflexo do mal que a religião me fez durante bom tempo da vida, e agora estou liberto dela.

    Mas, de qualquer forma, agradeço-lhe mais uma vez por sua passagem aqui, e digo que sempre será bem vindo, para dialogarmos e crescermos juntos. Nunca para levar o debate para o lado pessoal.

    Abraços

    Ps: Voce não me ofendeu, apenas fez um comentario sobre uma parte da impressão que teve de mim sem me conhecer por completo. É normal, a grande rede tem esses pequenos desencontros.

    ResponderExcluir
  5. Taí, gostei de você!
    Pensei quando escrevia: esse cara vai jogar gatos e cachorros encima de mim... e você fez o contrário.

    Mudou minha opinião, essa atitude demonstra um espírito cristão. Parabéns você me fez mudar de opinão sobre você, apenas acho que deveria falar da verdade de forma menos acusativa. A ira não constroi nada só destroi. Lembre-se: Não era desejo de Lutero destruir a igreja Católica, apenas desejava vê-la transformada.

    Um forte abraço,
    Marivaldo Torres
    www.qadosh.com.br

    ResponderExcluir
  6. Verdade, concordo plenamente com voce sobre Lutero.

    Ele não queria romper, a principio, com a Igreja Catolica. Primeiro desejou alerta-la. Mas como viu que não teria sucesso, o rompimento foi inevitavel.

    Mas Lutero tinha um espirito inquieto e não tinha "papas" na lingua, que chegou a declarar que a Igreja estava se prostituindo.

    Mas eu agradeço os seus conselhos, tentarei ser menos irado e ser mais construtivo.

    Obrigado mesmo, de coração.

    Abraços

    ResponderExcluir