domingo, 31 de janeiro de 2010

A Biblia e a Palavra de Deus

A Bíblia é Palavra de Deus não porque algumas pessoas tenham sido escolhidas por Deus como o instrumento material de uma transmissão mecânica de palavras “físicas” que Deus tenha ditado.

A Bíblia é Palavra de Deus para nós que cremos que Deus escolheu, no curso de muitos séculos, homens (e talvez mulheres) suficientemente religiosos e inteligentes (inspirados) para perceber uma verdadeira manifestação da vontade divina, de seu desejo de guiar a seu povo, a comunidade hebraica, a comunidade de Jesus, os homens de todos os tempos, por um caminho de verdade, de justiça e de santidade, em uma série de acontecimentos e ditos que outros teriam considerado como “banais” e “mundanos”, ou como simples produto da sabedoria humana ou até histeria religiosa.



A Biblia deve ser lida ao longo de seculos. Essa leitura, a partir de situações e necessidades diferentes, poderá levar a colocar determinados acentos em um periodo, e não em outro: acentos morais, politicos, culturais, misticos. Importante é que a reflexão de conjunto da comunidade cristã esteja em condições de perceber em cada momento os elementos que são substanciais e aqueles que são marginais no conjunto do testemunho transmitido e da fé vivida. A leitura e a interpretação da Sagrada Escritura recomeçam a cada época, com cada cultura, com cada individuo e abrem-se sempre para um futuro cada vez mais pleno, que assume e plenifica as interpretações precedentes.


Horacio Simian Yofre - Professor ordinario de Antigo Testamento no Pontificio Instituto Biblico de Roma


Nenhum comentário:

Postar um comentário