domingo, 14 de junho de 2009

Culto racional – 2ª parte

O emocionalismo é o movimento que mede a espiritualidade não pelo conhecimento bíblico, mas pela quantidade de vezes que ela chora, pela quantidade de vezes que levanta a mão nos cultos, pela quantidade de vezes que vai ao monte, pela quantidade de vezes que jejua e ora, pela quantidade de vezes que se arrepia durante um culto. Não mede mais a sua espiritualidade ou a sua salvação através da mudança de vida, mudança da mente, através da mudança dos valores e de comportamento. Não. Mede a espiritualidade através do empirismo, como dito anteriormente.
Então ela se julga cristã porque sente emoções. Então eu te pergunto: da mesma forma que eu posso chorar em um culto, eu posso chorar assistindo um filme. Chorar serve então de parâmetro para se medir espiritualidade? Da mesma forma que eu posso arrepiar em um culto, eu posso arrepiar assistindo a um show de uma grande banda. Então arrepiar serve de parâmetro para medir espiritualidade? Da mesma forma que eu posso sentir um frio na barriga durante um culto eu posso sentir isso andando na montanha russa. Portanto sentir um friozinho na barriga serve de parâmetro para medir espiritualidade?
O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. Oseias 4;6
Notem: aqui não diz que o meu povo está sendo destruído porque lhe falta fazer jejuns, não diz que o povo está sendo destruído porque lhe falta muita oração, não diz que o povo está sendo destruído porque lhe falta muitas vigílias, não diz que o povo está sendo destruído porque lhe falta momentos ininterruptos de louvor e adoração nos cultos. Não, diz que o povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento.
Mas essa falta de conhecimento é como uma moeda: tem dois lados. O primeiro lado da falta de conhecimento vem do povo que quer emoção ao invés da razão, que mesmo alertado, prefere se converter ao emocionalismo ao invés do cristianismo. Vivemos em uma geração marcada pelo cinema e pelos efeitos especiais, uma geração marcada pela alta tecnologia. Uma geração sedenta por novas aventuras. Por isso mesmo, uma geração que não consegue ver o belo nas coisas simples, que não consegue acreditar em um Deus simples, quer um deus mágico, um deus show, um deus exibicionista, um deus que as faça arrepiar, chorar. Ou seja, um deus holywodiano, de preferência com legendas e som estéreo 5.1, pra ficar o mais americanizado possível, pois crêem que tudo o que vem do tio Sam é melhor que o tupiniquim.
O outro lado da moeda da falta de conhecimento vem dos sacerdotes, que se negam a ensinar ao povo as verdades bíblicas, e falam ao povo somente aquilo que eles querem ouvir. Isso estava acontecendo em Israel: levantavam-se falsos profetas dizendo: haverá paz, quando na verdade o Senhor nada disse sobre isso. Levantavam-se falsos profetas dizendo: o Senhor irá por nós, quando na verdade o Senhor nada havia dito a respeito disso. Levantavam-se falsos profetas dizendo: haverá somente prosperidade, quando na verdade o que os aguardava era um cativeiro e sofrimento.
Porque tu, sacerdote, rejeita o conhecimento - Oseías 4;6b
O Senhor também fizera um julgamento contra os lideres da época, que também eram responsáveis pela decadência moral de Israel. Os lideres religiosos daquele época fizeram vistas grossas contra os cultos a Baal e as idolatrias, profanando assim o primeiro e segundo mandamento. Portanto, vemos dois tipos de lideres: os que conduzem o povo ao erro e os que se calam perante esta situação. É comum ouvirmos dizer: não fale nada sobre A, B ou C, porque A, B e C é ungido do Senhor, como se quem falasse contra também não fosse ungido. Não fale nada sobre a igreja X ou Y porque, querendo ou não, elas estão fazendo a obra do Senhor. Não fale nada, é falta de ética, não fale nada, é falta de respeito.
Repare que a situação é a mesma daquela época, apenas mudando os personagens. Antes, eram os falsos profetas que diziam que nada aconteceria a Israel; hoje, são os emotivos que dizem: não fale nada, cale-se.
Em todas as épocas sempre se levantaram vozes proféticas para denunciar o que se fazia em nome de Deus, e sempre se levantaram vozes de oposição para calar essas vozes.
Foi por isso que Jesus disse: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! (Mt 23;37)
Então temos que conviver com absurdos em nome de uma fé emocional, em nome de uma fé pragmática, em nome de uma fé instantânea, rápida e sem perca de tempo. Uma fé sem o menor respaldo bíblico, uma fé baseada no sentimento humano e na busca pelos desejos. Convivemos com absurdos e não podemos falar nada. Convivemos com absurdos e achamos normal.

Um comentário:

  1. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

    ResponderExcluir