domingo, 14 de junho de 2009

Culto racional – 1ª parte

Toda formulação de pensamento nasce do contato com a realidade. É impossível alguém dizer que não fala pensando em A, B ou C. Você pode até dizer que suas idéias não miram A, B ou C, pode estar pensando na sociedade ou na situação da igreja como um todo. Mas perai: o todo, o conjunto, o coletivo, não é o agrupamento e o ajuntamento de A, B e C???
Pois bem, quando falamos, temos que responder ás questões de A, B ou C, ou do coletivo composto por A, B ou C
A leitura da Bíblia só faz sentido pra nós quando responde as nossas perguntas e os nossos anseios. Só faz sentido quando ela é contextualizada.
Baseado nisso que mencionei anteriormente, tenho observado e não vem de hoje essa minha observação, pessoas buscando um tipo de espiritualidade exacerbada, baseada em um empirismo, ou seja, uma espiritualidade baseada nas experiências, tudo o que pode ser visto, tudo o que necessita de comprovação. Uma espiritualidade baseada em extravagância, em movimentos corporais, uma espiritualidade que se reflete através das ações e emoções do meu corpo. E o pior de tudo: isso acaba se tornando uma regra para todos, fazendo com que todos tenham que passar por essas experiências empiristas.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12; 1 e 2
Olha que interessante: devemos prestar ao Senhor um culto racional. O que seria um culto racional? Muitas pessoas acham que racional oposto de espiritual. Veja como essas pessoas que dizem isso negam a própria Bíblia, pois o apostolo Paulo nos estimula a prestar um culto racional. Então Paulo não era espiritual? Paulo era frio?
O que o apostolo Paulo está querendo dizer é que a nossa espiritualidade anda junto com a racionalidade. Ou seja, devo avaliar, com base na razão, como tem sido o meu culto a Deus. O que difere o homem dos outros animais é justamente isso: o ser humano é um ser racional. E quando Deus criou o homem racional ele disse: viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. Deus criou o homem um animal racional e disse que era bom. Deus se agradou daquilo que ele tinha criado.
No versículo 2 Paulo diz que devemos transformar o mundo com a renovação da vossa mente.O que ele está querendo dizer? Fique atento com as mudanças de sua época, coisas novas vão surgir, e vocês devem estar sempre alertas, sempre atentos, preservando sempre a sã doutrina de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ou seja, os tempos mudarão, ensinos duvidosos surgirão, doutrinas questionáveis aparecerão, e é preciso estar sempre renovando a mente. E olha que interessante: o apostolo Paulo não nos diz para renovarmos o nosso espírito.
Porque será? Pergunto mais uma vez: Paulo não era um ser espiritual? Paulo era frio?
Paulo diz para renovarmos a nossa mente, e não o nosso espírito.
Deus deu ao homem a capacidade de pensar E disse Deus que isso era bom. Porque pensar é de Deus, e porque pensar é bom, devo renovar minha mente, através de meu culto racional para que ai sim eu experimente a boa, agradável e perfeita vontade de Deus
Portanto, quando abandonamos esse dom que Deus nos deu, quando abandonamos essa capacidade que só o homem tem de pensar e questionar, nós estamos negando a obra de Deus em nós, negando aquilo que Deus criou e disse que era bom.
Então, abandonamos o cristianismo pensante, o cristianismo que protesta, por isso chamado protestante, o cristianismo não conformador com esta era, mas transformador, e criamos outro tipo de movimento religioso, oposto ao cristianismo: criamos o emocionalismo.

Um comentário:

  1. Amado irmão, Paz por parte de Deus nosso pai e da do Senhor Jesus Cristo.

    Me chamo Luana, tenho 21 anos, estou a pouquíssimo tempo na caminhada com Cristo, mas confesso que o santo Espírito de Deus tem me dado essa visão, do tal "emocionalismo" que vem movendo o povo do Senhor. Chega a ser frustrante ver pessoas pulando a etapa "conversão" para alcançar o mais rápio possível aquele tão esperado "aMORTAmento". Estamos em meio a crise da extrema deturpação do Evangelho. Sou mulher, não sei se devo pregar, mas o Senhor tem confirmado em meu coração sobre voltar a sã doutrina e começar tudo pelo AMOR.

    Estamos desfalecendo amado do Senhor, as pessoas estão indo à Igreja somente por ser um encontro social, vão para ouvir louvores dedicados as concupiscências da carne, só pensam em vitória, dinheiro, sinais e prodígios, esquecem que a nós nos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele.

    Pedi angústia e tristeza ao Senhor e ele derramou sobre mim tudo que tem sentido com relação aos cultos que estão sendo realizados para agradar a nós mesmos.

    Declaro guerra irmão!

    Isso tem que mudar.

    Fique na paz do senhor

    Luana Ribeiro
    lua-luaxe@hotmail.com

    ResponderExcluir